19 de abril de 2025
4ª. Corrida Micológica
A 4ª edição da Corrida Micológica, realizada no dia 05 de abril de 2025, ocorreu na mata ciliar do Rio Guareí, bairro rural Guareí Velho, em Angatuba (área do entorno do Campus Lagoa do Sino, UFSCar).
Apesar do nome, a Corrida Micológica não é uma corrida de fato! A ideia é que os participantes possam concorrer por prêmios pelos achados mais interessantes. Os participantes realizaram uma caminhada em área de pastagem e em fragmento de mata bem preservada (Floresta Estacional Semidecidual) durante cerca de quatro horas. Mais de 50 espécies de cogumelos e outros macrofungos foram encontradas.
Nesta edição do evento, participaram cerca de 35 pessoas, incluindo alunos, professores e técnicos da UFSCar Campus Lagoa do Sino, membros da ONG Grupo EcoRoad e comunidade das cidades do entorno (Campina Monte Alegre, Angatuba e Itapetininga). Com a realização do evento, espera-se despertar nos participantes maior atenção em relação aos fungos, incentivando também a conservação dos mesmos e dos ecossistemas que habitam.
Organização: Profs. Larissa Trierveiler Pereira e Juliano Marcon Baltazar (LEMic-UFSCar) e ONG Grupo EcoRoad (Angatuba).
Apoio: Centro de Ciências da Natureza (CCN, UFSCar).
O texto de divulgação sobre o evento (newsletter) pode ser baixado AQUI.
27 de fevereiro de 2025
Lançamento do Livro: "Dez Anos do Campus Lagoa do Sino da UFSCar : Memórias e Experiências"
No dia 20 de fevereiro de 2025 foi realizada uma cerimônia na Lagoa do Sino (UFSCar) para o lançamento do livro sobre a história dos 10 anos do Campus.
O livro, organizado por três professores do Centro de Ciências da Natureza (Fabiana Santos Cotrim, Henrique Carmona Durval e Alice Miguel de Paula Peres), foi escrito por (exatamente!) 100 autores.
Um dos capítulos deste livro traz as experiências de extensão do LEMic-UFSCar (Laboratório de Estudos Micológicos), incluindo a participação e/ou organização de eventos como: Lagoa do Sino de Porteiras Abertas, cursos de campo, três edições da Corrida Micólogica, MicoBlitz e Botânica na Praça.
A elaboração do texto, coordenada pelos professores Juliano Marcon Baltazar e Larissa Trierveiler Pereira, contou com a participação de alunos e egressos, além do representante de uma ONG local, o Grupo EcoRoad.
O eBook do livro, em formato PDF, está disponível para download de forma gratuita no site da EdUFSCar neste link.
Referência:
Baltazar, J.M.; Prado-Elias, A.; Miranda, M.V.; Caetano, T.G.; Silva, E.S.; Leroux, J.P.N.; Fernandes, N.S.R.; Jesus, R.S.; Ferezini, G.; Almeida, N.S.; Trierveiler-Pereira, L. 2024 [2025] A funga da Lagoa do Sino dispersando seu micélio para além da porteira. In: Cotrim, F.S.; Duval, H.C; Peres, A.M.P. (Orgs.) Dez Anos do Campus Lagoa do Sino da UFSCar: memórias e experiências. EdUFSCar, São Carlos, pp. 325-337.
27 de julho de 2023
Divulgação Científica: livro infatil
A bióloga Emily dos Santos Silva , que desenvolveu seus estudos de iniciação científica no LEMic-UFSCar, acaba de publicar o livro infantil: "Carlos, o esquilo, e os cogumelos comestíveis".
A proposta do material é promover a divulgação científica sobre o tema da micofagia e a fauna brasileira, como um dos resultados de seus projetos de pesquisa.
Os títulos dos projetos de iniciação científica da aluna, contemplados com bolsa do PIBIC/CNPq/UFSCar, foram os seguintes:
"Macrofungos como recurso alimentar: investigação de comportamentos micofágicos na Estação Ecológica de Angatuba, São Paulo, Brasil" (2020-2021) e
"Diversidade de macrofungos consumidos pelo jabuti-tinga, Chelonoidis denticulata (Linnaeus, 1766), no Parque Nacional da Tijuca, Rio de Janeiro" (2021-2022).
A versão online do livro pode ser baixada AQUI.
08 de maio de 2023
Projeto: ProAC ICMS 2023
O projeto "Patrimônio Micocultural e seus contos em Comunidades Rurais" foi aprovado pelo ProAC ICMS - modalidade do programa de fomento paulista que funciona por meio de patrocínios incentivados e renúncia fiscal.
A empresa KLABIN S.A. fará o aporte do valor para a execução do projeto, que consiste na criação e publicação de um livro ficcional infantojuvenil (7-12 anos) ao longo de oito meses. O tema do livro? Uma narrativa com base no patrimônio micocultural de bairros rurais no entorno do campus Lagoa do Sino (UFSCar).
Deram origem a este projeto os resultados da pesquisa: "Conhecimento Etnomicológico de uma Comunidade Rural no Sudoeste Paulista” (LEMic-UFSCar) tendo sido a coleta de dados realizada no bairro rural do Guareí Velho (Angatuba).
A partir desta pesquisa foi possível identificar a riqueza do patrimônio micocultural da nossa região, evidenciada através da existência das narrativas orais simbólicas relacionadas aos fungos. Infelizmente, devido ao envelhecimento da população, tais narrativas se encontram hoje em vias de desaparecimento. Desta forma, o proposição de publicação de obra literária infantojuvenil foi ao encontro dos propósitos da Lei de Incentivo à Cultura (ProAC ICMS), obtendo a aprovação da mesma.
ProAC ICMS - Incentivo Fiscal (Lei 12.268/06)
Projeto #41413 / Publicação D.O.SP 27/01/2023
15 de abril de 2023
Projeto: BIOTA FAPESP 2023
O LEMic-UFSCar está participando de um novo projeto de pesquisa financiado pelo programa BIOTA da FAPESP (2023-2025). Esse projeto conta com a colaboração de pesquisadores de diferentes instituições, nacionais e internacionais.
A proposta do projeto é inventariar a diversidade de diferentes organismos em uma área protegida de Mata Atlântica, localizada em Macaé de Cima (Serra dos Órgãos), Nova Friburgo, RJ (leia mais sobre o local no website do Projeto ARAÇÁ).
Título do projeto: "Biodiversidade escondida em um hotspot brasileiro: Preenchendo lacunas de conhecimento de grupos taxonômicos negligenciados para desvendar padrões e processos biológicos".
Processo FAPESP: 2022/12497-6
Responsável pelo projeto: Samantha Koehler (Instituto de Biologia/UNICAMP).